(21) 98312-5205 (WhatsApp) ouvidoria@razao1.org

História

Inaugurado em 21 de maio de 2011 por um grupo de amigos (Cleovan José, Rodolfo da Paixão e Victor França), dentro do espaço cedido pela Paróquia Nossa Senhora do Desterro, no coração do bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Curso Pré-Vestibular Popular Razão1 tem por objetivo central preparar adolescentes, jovens e adultos para o acesso às Escolas Técnicas públicas, de Ensino Médio qualificadas ou Escolas Militares (Colégio Naval, EPCAR, CEFET-RJ, FAETEC, CTUR, FIOCRUZ, IFRJ, Pedro II, CAp-UERJ, CAp-UFRJ e outras) e à Graduação, seja nas universidades públicas (via ENEM/Sisu, Vestibular Estadual, Vestibular Cederj, etc.), seja nas universidades privadas com bolsas (via Vestibular PUC-Rio, Prouni, FIES…).

Atualmente, o curso divide-se em duas turmas: o Pré-Técnico e Pré-Militar, em funcionamento desde 2015 e reformulado em 2017, destinado a preparar alunos que estejam cursando o 9º ou 8º ano do Ensino Fundamental ou o 1º ano do Ensino Médio, e o Pré-Vestibular, em funcionamento desde a inauguração do RAZÃO1, destinado a preparar alunos que cursaram o Ensino Médio ou que estejam cursando o 2º ou 3º ano desse segmento de ensino.

Com o intuito de desfazer a elitização da Educação Básica, o Curso Pré-Vestibular Popular Razão1 busca reunir o melhor da experiência de cada professor, que atua enquanto voluntário, integrando qualidade de ensino e acessibilidade quanto ao preço.

 

Nossos pilares

O Curso Pré-Vestibular Popular Razão1 tem como pilares basilares como norteadores estratégicos de ensino:

I. implantação da trans e da interdisciplinaridade, ou seja, integração de componentes curriculares na construção do conhecimento e do preparo aos concursos, quebrando-se assim a ideia da multidisciplinaridade (fragmentação forçada de um conjunto de disciplinas);

II. fomento ao conhecimento de competências e habilidades, o que significa o desenvolvimento de uma relação aprendida, por exemplo, entre Matemática e Física;

III. aplicação de simulados com a participação de todas as disciplinas – desta forma, cada simulado funciona como um miniconcurso, visando a preparar os alunos com o mesmo modelo de formulação de questões;

IV. acolhimento personalizado, possibilitando ao aluno um completo acesso aos seus professores, buscando romper barreiras, em busca de uma construção sólida de conhecimento, preparo e o consequente sucesso: o ingresso nas instituições públicas qualificadas de Ensino Médio ou Ensino Superior;

V. ser um curso integrado que se integre à vida do aluno e à comunidade, num todo para sua expansão;

VI. capacidade de correlacionar qualidade de ensino e acessibilidade.

Estes princípios balizam a nossa proposta metodológica, que está disposta a derrubar obstáculos de todo porte e, posteriormente, comprovar por resultados que o RAZÃO1 tem compromisso com o alunado e com a comunidade em que se encontra inserido.

 

Palavras do diretor

“É impossível não lembrar de minha trajetória no RAZÃO1, que começou em 2012, ano que estava findando o Ensino Médio. Em 2013, continuei no curso para conseguir a tão sonhada vaga, pois vi a seriedade no projeto e, acima de tudo, havia uma preocupação muito forte com o lado psicológico dos alunos.
Consegui minha aprovação. Em 2015, recebi o convite para ministrar aulas no curso. Participei do Processo Seletivo e, desde então, permaneço nessa instituição, de onde não quero sair jamais.
Em 2016, recebi um outro convite, de assumir a Coordenação da turma do Pré-Técnico. Aceitei e procurei dar o meu melhor.
Em 2018, houve o convite da Direção Geral do curso. Era algo extremamente novo, mas aceitei, porque precisava crescer no âmbito profissional, além de estar mais próximo dos dois segmentos do curso.
Hoje, a felicidade fica estampada por participar de um projeto estruturado e que tem por missão ajudar discentes a encontrarem meios de adquirir a aprovação no tão sonhado curso.
Aos que estudaram conosco, desejo um sucesso demasiado.
Aos que estarão conosco no ano vigente ou nos anos vindouros, que sejam bem recebidos e, acima de tudo, que se sintam em casa. A família RAZÃO1 quer fazer parte da vida de vocês e deixar uma excelente marca.” (Prof. Fidelis Nascimento, Diretor Geral do Curso Pré-Vestibular Popular Razão1)

 

Regimento interno

Conheça melhor as normas básicas de relacionamento entre os órgãos internos do RAZÃO1, o todo do curso e a comunidade, assim como os direitos e deveres das diversas partes para a efetivação de seu objetivo junto à comunidade em que o Curso Pré-Vestibular Popular Razão1 está inserido, acessando o nosso regimento interno: clique aqui