(21) 98312-5205 (WhatsApp) ouvidoria@razao1.org

Depoimentos

Conheça mais um pouco sobre o RAZÃO1 através de alguns de nossos ex-alunos que hoje estão cursando suas graduações e cursos técnicos em diferentes instituições do Estado do Rio de Janeiro.

“O curso RAZÃO1 proporcionou uma ampla oportunidade para mim e para os meus amigos que fiz ali. O curso valeu muito, cada sábado que saí de casa cedo, cada dia estudando, cada minuto neste curso foi uma coisa incrível. O ano de 2018 foi um ano bem corrido para mim, o ano em que tive que me esforçar para conseguir passar em uma boa escola, mas até março não havia achado um curso bom na minha região, até que o RAZÃO1 apareceu e transformou, de fato, a minha vida. Eu sou grato imensamente a todos os professores e coordenadores do curso, que realmente mudaram o meu rumo e continuarão fazendo a diferença na vida de outras pessoas.” (Rodrigo Plácido, aluno da turma do Pré-Técnico e Pré-Militar em 2018, aprovado para os cursos de Técnico em Biotecnologia na EPSJV/FIOCRUZ – 1ª fase – e Técnico em Mecânica na FAETEC)

“Minha experiência no RAZÃO1 foi muito boa. Ao longo de 2 anos (2017 e 2018) fiz grandes amizades, captei conhecimentos novos, tanto conhecimento de vida e os valores do curso, como os que foram aplicados nos concursos. Fiz uma boa trajetória ao longo do curso, não fui o sempre o melhor, porque havia preguiça em mim para estudar, mas sempre fazia de tudo para não deixar de aprender e praticar as informações dadas em sala de aula, sempre que me dedicava aparecia no ranking das 5 melhores notas dos simulados. Dentro do RAZÃO1, fiz uma família com os amigos, colegas e os professores que nunca vou esquecer de cada sábado, um diferente do outro, mas sempre com o mesmo ar de amor e solidariedade de todos, com o intuito de todos serem aprovados em concursos que almejam. Não conquistei o concurso que eu almejava, mas uma aprovação é algo muito bom, poder ver algo que você abdicou muito tempo do seu ano, finais de semana que deixou de sair pra estudar, e foram extremamente importante para estar em tal lugar. Eu só tenho a agradecer a toda a equipe do RAZÃO1, amo todos vocês e sou extremamente grato por tudo.” (Bernardo Sifuentes, aluno da turma do Pré-Técnico e Pré-Militar em 2018, aprovado na 1ª fase do CAp-UFRJ e para o curso de Técnico em Informática na FAETEC)

“Do começo até a metade do curso, foquei mais em brincadeiras do que estudos e exercícios. Da metade até a reta final do curso, houve bastante dedicação aos estudos, gerando bons resultados nos simulados e logo fiquei no ranking das cinco primeiras melhores notas. Posso ser um aluno de exemplo para aqueles que vierem com a mentalidade de que só estava ali por motivos familiares (só porque os pais e responsáveis querem que ele(a) esteja neste curso), mas entendi a importância desse querer. Tenho que agradecer ao curso e ao Fidelis (diretor e professor de Matemática do curso), além dos demais professores, pois se não fossem os conselhos dos professores eu não passaria em certos concursos. Estudem sempre!” (Caique Ribeiro, aluno da turma do Pré-Técnico e Pré-Militar em 2018, aprovado para o curso de Técnico em Eletrotécnica na FAETEC)

“No oitavo ano, não tinha uma ideia do que eu faria da minha vida. Ao iniciar o nono, comecei a pensar acerca do meu caminho. Então, meu irmão me deu a oportunidade de ir para o curso, me mostrou e bancou tudo, pois aqui em casa a renda não é tão alta. No curso, com as primeiras aulas e incentivos, me localizei e decidi fazer a maioria das provas. Ao longo do ano foram diversos simulados e em todos obtive boas notas, me dedicava e me esforçava, não tanto quanto eu deveria, mas digo que você deve se esforçar de verdade, o máximo possível. Consegui resultados bons, passei para o CEFET, no curso de Eletrônica. Não fui classificado na FAETEC e nem no IFRJ, mas obtive resultados bons. E a minha mensagem é: não se prenda, viva, mas além de tudo se esforce muito, pois será o seu futuro. Sem o RAZÃO1, acredito que não conseguiria tudo o que consegui, além de matérias didáticas, adquiri ensinamentos para a vida!” (Luiz Carlos Boechat, aluno da turma do Pré-Técnico e Pré-Militar em 2018, aprovado para o curso de Técnico em Eletrônica no CEFET/RJ)

“No começo de 2017, entrei no RAZÃO1. Logo nas primeiras aulas, os professores incentivaram os alunos a fazer um mapa de estudos. Esse mapa de estudos ajudou a nos organizar, a estudar desde as matérias que tínhamos mais facilidades até as que possuíamos mais dúvidas. Parei de acumular dúvidas, fazia sempre que possível provas de concursos anteriores, assistia a vídeo-aulas e gravava áudios para escutar depois. Meu objetivo principal era entrar no CEFET/RJ e fazer o curso de Técnico em Enfermagem, mas fiz todos os concursos possíveis para ter mais experiência. Hoje no CEFET/RJ, minha grade de estudos aumentou, tenho costume de fazer resumos para me auxiliar nos estudos e assisto vídeo-aulas. O CEFET/RJ disponibiliza monitores, tanto das matérias curriculares do Ensino Médio quanto das do meu curso em específico. Assim como eu me esforcei para estar onde estou hoje, continuo estudando e me esforçando para me capacitar cada vez mais. O CEFET/RJ abriu portas para conhecer muito mais do que uma escola comum nos mostra. Dentro do CEFET/RJ você pode participar de outros concursos, como para ser monitor, projetos de extensão, entre outros. No ano de 2019, inicio meu segundo ano na turma de Enfermagem e meu primeiro ano no projeto de Gestantes. Espero continuar me capacitando e no futuro conquistar meu objetivo.” (Isis Graciele, aluna da turma do Pré-Técnico e Pré-Militar em 2017, aprovada para os cursos de Técnico em Enfermagem no CEFET/RJ e Técnico em Farmácia no IFRJ)

“Poder estudar no RAZÃO1 foi uma das melhores coisas que aconteceu no meu 2016. Estava procurando um cursinho de pré-vestibular que não fosse muito distante do meu bairro, com qualidade e que principalmente o preço coubesse no bolso. Felizmente, após a indicação de um familiar, soube da existência do curso que me proporcionou aprendizado de qualidade, com bons profissionais que além de passarem o conteúdo de forma bastante diversificada, incentivavam os alunos a não desistirem do sonho de passar para uma boa instituição de ensino. Recomendo!” (Sara Nascimento, aluna da turma do Pré-Vestibular em 2016, aprovada para o curso de Turismo na UNIRIO via Vestibular Cederj)

“Olá, sou Yve Ferreira e estou indo para o segundo período em Nutrição na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Estudei no Razão durante 2017 e ter entrado no curso foi decisivo para a minha aprovação pois o pré-vestibular me auxiliou com a base que eu necessitava para fazer o ENEM. Os professores são como uma família, e acolheram todos os alunos elevando o nosso nível de aprendizado e visando a aprovação na universidade. A didática que eles utilizam de nos ensinar todos os conteúdos desde a base, desde o início, foi essencial para que eu entendesse matérias que para mim eram um mistério. Me dediquei bastante durante o ano, aprendia as matérias no curso e revisava em casa, os simulados do curso foram essenciais para fixar os conhecimentos. Foi um ano que tirei para me esforçar bastante e na época foi cansativo, não nego, mas valeu a pena. No primeiro SISU de 2018 passei para a minha segunda opção que era Museologia, na UNIRIO, e cursei o primeiro período. No segundo SISU de 2018 passei para a minha primeira opção, a Nutrição na UNIRIO, e tranquei Museologia para iniciar Nutrição. Agradeço muito aos professores do RAZÃO1 pela paciência e carinho, pois graças a eles estou realizando o meu sonho de cursar Nutrição, um curso que eu sempre fui apaixonada e estou amando a área cada dia mais.” (Yve Ferreira, aluna da turma do Pré-Vestibular em 2017, aprovada para os cursos de Museologia na UNIRIO e Nutrição na UNIRIO, ambos via Sisu/ENEM)

“Estudar no RAZÃO1 foi como um divisor de águas em minha vida. Um lugar em que pude conhecer novas pessoas, que estavam dispostas, acima de tudo, a ajudar a quem precisasse com maestria. O RAZÃO1 não se preocupa apenas em passar a matéria, não esquecendo do lado psicólogo do aluno, existe todo um trabalho motivacional com toda a equipe. Por mais que fosse cansativo, sempre tinha alguém dando um empurrãozinho; sem esses elementos essenciais, fazer uma prova de vestibular seria quase impossível. Digo que este grupo fortaleceu ainda mais minha vontade de crescer na vida e nos ajudou a abrir portas que poucas pessoas fariam o mínimo de esforço para ajudar. Por isso, e por muito mais, serei eternamente grato ao RAZÃO1.” (Pedro Augusto, aluno da turma do Pré-Vestibular em 2017, aprovado para o curso de Ciências Contábeis na UFRRJ via Sisu/ENEM)

“A experiência que tive no RAZÃO1 como estudante estrangeira foi maravilhosa. Só tenho a agradecer a todos os que compõem este projeto, grandes profissionais, que num gesto generoso acreditam na educação de qualidade e apostam nos futuros profissionais. O compromisso e a seriedade é o que experimentei em cada atividade proposta. Essas são virtudes que contagiam e fizeram que eu pudesse alcançar uma vaga na Pontifícia Universidade Católica Do Rio de Janeiro na Graduação de Teologia. Com o coração agradecido finalizo como reza uma música muito conhecida: ‘Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade’.” (Ir. Maria Jessica Jannet Díaz Castro, SMR, aluna da turma do Pré-Vestibular em 2015, aprovada para o curso de Teologia na PUC-Rio através do Vestibular de Inverno 2015)

“Olá, meu nome é Ketelly. Fiz todo o meu Ensino Fundamental em escola pública. Venho através desse depoimento incentivá-los a se dedicarem aos estudos.Vou começar falando sobre a minha rotina em 2016. Eu estudava de manhã e, ao chegar em casa, revisava as matérias da escola, as aulas do RAZÃO1 e outros conteúdos que eu achava que poderiam cair nos concursos. Eu realmente estudava, sem celular, sem redes sociais, mas, mesmo assim, não deixei de sair, de assistir minhas séries e eu conseguia fazer tudo isso porque eu tinha um cronograma estabelecido para cada semana, o qual eu seguia – o que é extremamente importante para vocês, pois, com isso, lhes possibilita a não deixar as matérias acumularem. Outra coisa importante são os simulados: são com eles que vocês saberão se estão realmente aprendendo as  matérias. Ao entrar no RAZÃO1, eu tinha como objetivo passar na Escola Sesc de Ensino Médio. Cheguei a alcançar a última fase do processo seletivo, porém não passei. Fiquei bastante chateada, chorei muito… Fiz também a prova da Fiocruz mas, mesmo sendo aprovada na 1ª fase, não acabei sendo sorteada. O resultado final saiu no dia 9 de novembro de 2016 e eu tinha que realizar a prova do CEFET/RJ dentro de uma semana. No dia 15 de novembro, fui fazer a prova do CEFET/RJ bem triste, porém não desisti – e com muita dedicação, estudos e sem me deixar abater, acabei passando. Nem acreditei quando eu vi o resultado final! Para encerrar, irei citar um provérbio japonês que diz: ‘Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam e, então, viva o que eles sonham’.” (Ketelly Chagas, aluna da turma do Pré-Técnico em 2016, aprovada para o curso de Técnico em Informática no CEFET/RJ)